Connect with us

NOVO HAMBURGO

SDS implanta CREAS II Viva Mulher em Novo Hamburgo

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social para a proteção à mulher estende o atendimento à famílias com crianças em situação de acolhimento institucional

Ampliar o acesso aos recursos da política de atenção às mulheres vítimas de violência e violação de direitos. Com esse objetivo, nesta quarta-feira, dia 27, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) formalizou em ato inaugural, com descerramento de faixa, a transformação do atual Centro de Referência da Mulher (CRM) Viva Mulher em Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) II Viva Mulher.

O endereço se mantém no número 5.836 da Avenida Pedro Adams Filho, Centro da cidade. Mas com a inauguração do novo perfil, o público atendido passa a ser, além das mulheres em situação de violência, as famílias com crianças em acolhimento institucional, pelo fato de estarem anteriormente inseridas no ambiente doméstico de vulnerabilidade e risco social. “A mulher segue recebendo o mesmo acolhimento necessário na casa lilás; já em relação à família, o encaminhamento ocorre por meio do Juizado da Infância e Juventude (JIJ)”, observa a coordenadora da Viva Mulher, psicóloga Elis Regina de Barros Evaldt. “O CREAS, entre outras funções, trabalha a capacidade protetiva e o afeto nesse núcleo para que os filhos deixem a tutela do Estado, em condição de abrigamento, e possam retornar a sua família de origem”, completa.

O secretário de Desenvolvimento Social, Roberto Daniel Bota, representando a prefeita Fátima Daudt no evento, reforça a importância da transformação de CRM em CREAS II Viva Mulher. “A mudança vem ao encontro da necessidade de se estabelecer a abrangência e a continuidade do atendimento à mulher, vítima de agressão”, ressalta. “Dessa forma, o acolhimento se amplia conforme o que está preconizado na política de assistência social e tipificado como CREAS.”

Serviços ofertados

O CREAS oferece o serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi). A unidade busca desenvolver a autoestima e as potencialidades da mulher acolhida para que se fortaleça no enfrentamento a situações de risco e opressão, a fim de que possa usufruir de autonomia e bem-estar social.

Público atendido

O público-alvo do CREAS é formado por indivíduos e famílias que vivenciam violações de direitos em decorrência de violência física, psicológica e negligência; violência sexual, seja por abuso e/ou exploração; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; tráfico de pessoas; situação de extrema vulnerabilidade; abandono; vivência de trabalho infantil; discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou racial e étnica, além de outras formas de discriminação ou em que apresentam condições de submissão a situações que provocam danos e agravos a sua condição de vida.

Recursos humanos e atendimento

A equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS II) Viva Mulher, de Média Complexidade, presta apoio, orientação e acompanhamento a famílias que tenham um ou mais membros em situação de ameaça e violência. Além da coordenadora Elis Regina de Barros Evaldt, o grupo de trabalho é formado por mais duas psicólogas, duas assistentes sociais, uma assessora jurídica, uma assistente administrativo, três estagiárias de Psicologia, uma estagiária de Serviço Social, um estagiário de ensino médio, uma recepcionista, um motorista e uma assistente de serviços gerais.

O CREAS é um dos serviços que integram o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Contato com o CREAS II Viva Mulher pelo telefone (51) 3097-9482. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com exceção da terça-feira, quando o horário vai do meio-dia até às 17h e a manhã é reservada a expediente interno.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados