RS

Secretaria da Educação do RS suspende aulas da noite desta quarta-feira devido ao ciclone extratropical

Devido ao ciclone extratropical, a Secretaria da Educação (Seduc) suspendeu as aulas na noite desta quarta-feira (12/07) nas Coordenadorias regionais de Porto Alegre (1ª  CRE), São Leopoldo (2ª CRE), Osório (11ª CRE), Rio Grande (18ª CRE), Canoas (27ª CRE) e Gravataí (28ª CRE).

 

Lista dos municípios

1ª CRE – Porto Alegre.

2ª CRE – Alto Feliz, Araricá, Barão, Bom Princípio, Brochier, Campo Bom, Capela de Santana, Dois Irmãos, Estância Velha, Feliz, Harmonia, Igrejinha, Ivoti, Lindolfo Collor, Linha Nova, Maratá, Montenegro, Morro Reuter, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Pareci Novo, Parobé, Poço das Antas, Portão, Presidente Lucena, Salvador do Sul, Santa Maria do Herval, São José do Hortêncio, São José do Sul, São Leopoldo, São Pedro da Serra, São Sebastião do Caí, São Vendelino, Sapiranga, Taquara, Três Coroas, Tupandi e Vale Real.

11ª CRE – Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Caraá, Cidreira, Dom Pedro de Alcântara, Imbé, Itati, Mampituba, Maquiné, Morrinhos do Sul, Mostardas, Osório, Palmares do Sul, Riozinho, Rolante, Santo Antônio da Patrulha, Tavares, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Forquilhas e Xangri-Lá.

18ª CRE  Rio Grande e São José do Norte

27ª CRE – Canoas, Esteio, Nova Santa Rita, Sapucaia do Sul e Triunfo.

28ª CRE – Alvorada, Cachoeirinha, Glorinha, Gravataí e Viamão.

 

Ciclone

 

A Defesa Civil estadual emitiu novo alerta de tempestades e para a ocorrência de enxurradas e inundações gradativas em todo o Estado. Em Novo Hamburgo, o nível do rio dos Sinos já subiu 4 centímetros desde a manhã desta quarta-feira, atingindo a altura de 5,88 m às 16h.

A Casa Militar – subchefia de Proteção e Defesa Civil informou que, desde ontem (11/07), está atuando em apoio aos municípios, especialmente aqueles atingidos pelas chuvas e consequentes transtornos da última madrugada. Desde o início da previsão meteorológica, a equipe já contava com medidas de prevenção, preparação e mitigação quanto ao evento.

As coordenadorias municipais de Proteção e Defesa Civil já reportaram alguns danos relacionados à queda de granizo, vendavais e enxurradas. As equipes do Estado seguem atuando em apoio às comunidades atingidas e às prefeituras para o levantamento dos locais afetados e a avaliação da extensão dos danos.

Uma equipe da Defesa Civil estadual está em deslocamento para a região Centro Serra, junto ao município de Sobradinho, a partir de onde fará o atendimento dos municípios de toda a região, que foi bastante afetada.

A equipe da Sala de Situação e do Centro de Operações da Defesa Civil estadual seguem monitorando o avanço da zona de baixa pressão que vem provocando chuvas intensas, granizo e vendavais. Além disso, permanece emitindo alertas à população quando são identificadas potenciais fontes de risco.

Os esforços do Estado articulados pela Defesa Civil mobilizam a atuação transversal de todas as secretarias – e, em especial, das forças de resposta, que são o Corpo de Bombeiros Militar e a Brigada Militar, nas ações de socorro às pessoas atingidas.

A orientação é de que as pessoas se protejam, busquem informações junto à Defesa Civil de seu município e sigam as orientações – especialmente quem moram em áreas de risco, como nas proximidades de rios e em encostas com risco de desmoronamento.

Durante a vigência dos alertas, a recomendação é de que as pessoas permaneçam em casa, se possível. Assim, evita-se a exposição a situações de risco.

Para receber os alertas relacionados à sua região, envie um SMS com o número de seu CEP para o telefone 40199.

Sair da versão mobile