Connect with us

CORONAVÍRUS

Secretaria de Educação de Novo Hamburgo acompanha situação da covid-19 na Rede Municipal de Ensino

A decisão pela retomada das atividades presenciais na Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo, anunciada para o dia 10 de maio, prioriza a consolidação da aprendizagem com retorno dos estudantes no formato hibrido. Além disso, leva em consideração o acompanhamento sistemático sobre os casos positivos de covid-19 entre os profissionais das escolas municipais.

Atualizado diariamente, o levantamento da Secretaria de Educação (SMED) organiza informações repassadas pelas escolas sobre profissionais que contraíram a doença. “Estamos trabalhando intensamente no planejamento das ações que serão colocadas em prática para que o retorno de professores, funcionários e estudantes aconteça de forma responsável e segura. Levamos em consideração estes dados e seguiremos monitorando a situação de cada escola diariamente”, explica a secretária de Educação, Maristela Guasselli.

Conforme os dados, em 2021, atuando de maneira remota, 73 profissionais testaram positivo para o coronavírus e outros três vieram a óbito. O levantamento também acompanha as condições de doenças pré-existentes. De acordo com o relatório, 72 professores têm comorbidades, o que representa cerca de 4% do quadro docente. A partir de parceria entre as secretarias de Educação e de Saúde, estão sendo desenvolvidas estratégias para ampliação dos testes entre profissionais da educação.

Já a Vigilância em Saúde de Novo Hamburgo contabiliza, de janeiro a abril deste ano, portanto também no período sem aulas presenciais, 630 crianças de zero a 15 anos de idade confirmados com Covid. São dados de toda a cidade, independentemente da rede de ensino. Destes, 620 já estão recuperadas e oito crianças precisaram de internação hospitalar, sendo que duas vieram a óbito e outras duas permanecem internadas. Outras duas crianças estão em isolamento domiciliar.

Protocolos sanitários

Detalhes sobre como os procedimentos de saúde serão adotados em cada escola foram definidos no Plano de Contingência. O documento foi aprovado pelo Centro de Operações de Emergência Municipal Covid-19 (COEM COVID-19) e descreve os protocolos sanitários e cuidados que serão seguidos no ambiente escolar. Além do plano, cada escola possui seu Centro de Operações de Emergência Local, grupo formado por pessoas de diferentes segmentos e responsável por acompanhar o cumprimento das medidas apresentadas no documento.

Quanto aos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e materiais para reforçar os cuidados de higienização, já estão disponíveis nas escolas os seguintes itens encaminhados pela SMED: máscaras de tecido adulto e infantil, dispensadores de álcool em gel, álcool 70% líquido, álcool 70% em gel, desinfetante, sabonete líquido, termômetro para aferição de temperatura, tapete sanitizante, viseiras, propé (EMEIs), totem com pedal, papel toalha, equipamento de oxi-sanitização e purificação de ambientes.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados