NOVO HAMBURGO
Semam ampliará número de castrações de cães e gatos de tutores de baixa renda a partir do programa Melhores Amigos – Bicho Sente Como Gente

Tutores de animais de estimação, como cães e gatos, que comprovarem baixa renda poderão castrar seus bichinhos por meio de uma ampliação da ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) que deve aumentar o número de procedimentos.
De acordo com o titular da Semam, Ráfaga Fontoura, a possibilidade chega com o programa Melhores Amigos – Bicho Sente como Gente, lançado esta semana pelo governo do Estado, que prevê o repasse de recursos além de uma campanha de conscientização e educação da população contra maus-tratos aos animais. “O olhar e as ações direcionadas aos animais precisam ser cada vez mais intensificadas. Estamos contentes com a possibilidade de ampliar as castrações e esperamos que os cidadãos também se sensibilizem enquanto tutores”, afirma Fontoura. Serão mais 400 castrações mensais possíveis a partir deste convênio. A proposta beneficia pessoas de baixa renda, que devem comprovar a condição junto à Semam, no Centro Administrativo Leopoldo Petry, no sexto andar, ou na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), que fará a triagem e o encaminhamento para pessoas registradas junto ao Cadastro Único (CadÚnico).
A SDS fica na Rua David Canabarro, 20 – 6º Andar – Centro, Novo Hamburgo, telefone 3593-1126.
