NOVO HAMBURGO

Semana do Calçado chega a sexta edição em 2021

Idealizada pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) e pelo Sebrae/RS, a Semana do Calçado chega a sua sexta edição em 2021. O evento ocorre de 18 a 21 de outubro. Com o objetivo de promover a competitividade e sustentabilidade setorial e oportunizar o compartilhamento de experiências, a feira reúne entidades da cadeia coureiro-calçadista e promotores de feiras, como Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq), Couromoda, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS), entre outras.

A programação este ano acontecerá no formato híbrido, ou seja, algumas ações serão realizadas online e outras presenciais. Serão um total de 11 atividades, ao longo dos quatro dias de programação. “A união das entidades em torno de uma semana de programação é a tradução do nível de entrosamento de todas em prol do crescimento do nosso setor”, afirma o presidente do IBTeC, Paulo Griebeler.

Ele acrescenta que “agora em que estamos superando os momentos mais difíceis da pandemia, já estamos sentindo claramente a retomada, com um nível maior de atividades nas empresas”. A Semana do Calçado pretende mobilizar as empresas para aproveitar esta importante oportunidade de compartilhamento de informações. “A união das entidades e das empresas vai com certeza contribuir para que o Brasil volte a ocupar o protagonismo que merecemos no cenário do calçado mundial”, ressalta Griebeler.

Griebeler afirma que “o que falamos em 2020, de que o Brasil ganharia espaço no mercado internacional, como consequência das divergências entre China e EUA, já é uma realidade. O segundo semestre deste ano já apresenta resultados diferentes, com visível incremento de nossas exportações para o mercado americano e para outros países. Nós acreditamos que o Brasil deverá voltar a ocupar seu lugar neste espaço. Se nossas indústrias estiverem preparadas, e definirem estratégias, com certeza vamos voltar a ter uma fatia significativa no mercado mundial do calçado”.

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