NOVO HAMBURGO
Semana Estadual da Água começa com participação da Vigilância Ambiental em Saúde de Novo Hamburgo
Nesta sexta-feira (07/10), iniciou-se a realização da 29ª Semana Interamericana e 22ª Semana Estadual da Água, que segue com uma programação de atividades divididas pelos municípios do Rio Grande do Sul de forma presencial e on-line, encerrando no dia 15 de outubro. Em 2022, a Semana da Água vai mobilizar comércio e indústria, empresas privadas e instituições públicas, escolas e ONGs para discutir e vivenciar como as diferentes opções de viver influenciam a qualidade da água que se bebe.
A coordenação da Semana da Água é realizada pela ABES/RS (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) em parceria de empresas e Secretarias envolvidas com o tema. A Vigilância Ambiental em Saúde, da Secretaria de Saúde, está responsável pela participação de Novo Hamburgo. “Participaremos com uma palestra às 15h do dia 11 de outubro, ministrada pela bióloga da Vigilância Ambiental em Saúde, Letícia Batista Dutra, sobre o monitoramento de Sars-Cov-2 no esgoto. Isso será realizado durante o XII Seminário Água para a Vida, em Sapucaia do Sul.” conta a gerente de Vigilância em Saúde, Debora Spessatto Bassani.
Em outra atividade, a bióloga Letícia Dutra também compartilhará com técnicos do setor da água de Novo Hamburgo a sua experiência durante a recente participação no World Water Congress (Congresso Mundial da Água), realizado em Copenhagen, na Dinamarca. “Além disso, a Vigilância Ambiental de Novo Hamburgo almeja colocar em prática o projeto “O Rio Começa aqui”, fazendo a pintura de bocas de lobo na cidade. O objetivo é alertar e sensibilizar a população a evitar o descarte de resíduos nesses locais e o desperdício de água, pois tudo que escoa pelos bueiros chega nos rios”, completa Débora.
O tema deste ano da campanha é “Água em movimento. A vida em ciclos”, abordando o conceito de água cíclica, retornável, renovável como deve ser. As ações humanas interferem direta e indiretamente no ciclo das águas e, consequentemente, no ciclo da vida. A água captada dos rios é a mesma que vem da torneira, e é a mesma que retorna para este mesmo rio na forma de esgoto, muitas vezes sem nenhum tipo de tratamento. A água em movimento que move todas as formas de vida.
A programação completa da 22ª Semana Estadual da Água pode ser conferida no site oficial da Semana da Água (https://www.mlabspages.com/semana-da-agua-2022/semanadaaguars) ou no PDF abaixo.