MEIO AMBIENTE
Servidores da Semam recebem capacitação do Ibama
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), por meio da Diretoria de Proteção Ambiental (DPA), em parceria com a 2ª Delegacia de Polícia Civil (PC), realizou nesta terça-feira (21/06), na sede administrativa do Parque Henrique Luiz Roessler, o Parcão, um treinamento técnico ministrado por profissionais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A capacitação visou a atualização dos servidores sobre a legislação e normativas técnicas relacionadas ao tráfico de animais silvestres.
A qualificação foi ministrada por Paulo Guilherme Carniel Wagner, médico veterinário e chefe da Divisão Técnica da Superintendência do Ibama no Estado, e Emerson Strack Skrabe, biólogo e analista ambiental do Instituto.
Participaram também do treinamento, além dos servidores de fiscalização da DPA, agentes da Polícia Civil de municípios do Vale do Sinos e profissionais de áreas afins. “Estamos em um trabalho intenso e forte no combate ao tráfico de animais silvestres no município. E essa parceria com a Polícia Civil e o IBAMA é primordial para que, cada vez mais, possamos fechar o cerco aos contraventores”, disse a diretora da DPA, Maya da Silveira Ruschel.
O tráfico de animais silvestres é considerado um dos três crimes mais lucrativos do Brasil, atrás apenas aos tráficos de drogas e armas.