CAMPO BOM
Servidores passam por curso sobre prevenção e proteção a incêndios e primeiros socorros
O Corpo de Bombeiros Militar e o Serviço Móvel de Urgência de Campo Bom (SAMU) de Campo Bom ministraram, na manhã desta quinta-feira (26), palestra sobre Prevenção e Proteção Contra Incêndio e Primeiros Socorros. A atividade foi realizada no Complexo Cultural do CEI, para servidores de prédios públicos da cidade incluindo Prefeitura, escolas e sedes comunitárias. A palestra, que contou com demonstrações práticas de primeiros socorros e combates a princípios de incêndio, foi uma iniciativa da Defesa Civil de Campo Bom. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Paulo Silveira, essa é uma prática que acontece a cada 2 anos. “Hoje, temos 128 prédios públicos na cidade e o objetivo é atingir 100% de assessoramento no que se refere aos procedimentos de segurança, como saídas de emergência, extintores em locais próprios, entre outros”, diz Silveira.
O coordenador do SAMU, Fabio André Schwan, conduziu a palestra sobre primeiros socorros, que envolve situações como engasgue, parada cardiorrespiratória, acidentes com ferimentos hemorrágicos e não hemorrágico envolvendo adultos e crianças e quais os procedimentos que devem ser tomados.
Para o coordenador do SAMU, ninguém é obrigado a se colocar em situação de risco para prestar socorro a alguém, mas tem uma obrigação penal e moral em fazer o mínimo que lhe cabe naquela situação, como chamar pelo socorro, como Bombeiros, SAMU e aguardar o socorro chegar. “Todos somos responsáveis pelo bem-estar de todos, mas não somos obrigados a nos colocar em risco, como por exemplo em um acidente de trânsito, onde corre-se o risco de ser atropelado em uma via movimentada”, diz Fábio. Além disso, muitas pessoas acabam fazendo apenas a ligação, mas não aguardam no local do acidente, deixando a pessoa ferida sozinha. “Mesmo que você não toque na vítima, o simples fato de chamar o Serviço de Urgência já é uma ajuda, mas não adianta dizer que ligou para polícia ou o Serviço de Urgência e ir embora, você está sendo negligente”, ressalta o coordenador do SAMU Fábio Silveira.
O Soldado do Corpo de Bombeiros Gustavo Seimetz dos Santos explicou sobre o uso dos extintores de incêndio para cada situação e sobre os procedimentos de evacuação em caso de incêndio. Além disso, foi explicado a diferença entre combustão, fogo e incêndio:
Combustão: é uma reação química em cadeia com liberação de luz e calor.
Fogo: É uma reação química em cadeia com liberação de luz e calor sob controle.
Incêndio: É uma reação química em cadeia com liberação de luz e calor, fora do controle do homem.
Os participantes também receberam demonstrações práticas de uso dos extintores, onde os participantes puderam usar o extintor para cada princípio de fogo.
Saiba mais:
Brigadistas são um grupo de pessoas capacitadas para atuar na prevenção e combate a um princípio de incêndio.
Telefones de urgência:
Polícia Militar: 190 – CB
Bombeiros – 193 – CB
Trânsito – 153 – CB
Polícia Rodoviária Estadual – 198
Polícia Rodoviária Federal – 191
Centro de Informações Toxicológicas – 0800-721-3000