CAMPO BOM

Sinos baixando lentamente e ameaça de mais chuva deixa Campo Bom em alerta

Nível do rio, às 17h30 desta quarta-feira, na régua junto à ponte da Barrinha marcava 7,27m

Campo Bom está em alerta, mais uma vez. Depois de registrar a maior enchente de sua história, se não bastasse o nível do Rio dos Sinos estar baixando muito lentamente, as previsões do tempo estão se confirmando e mais chuvas ameaçam o município. O nível do rio, às 17h30 desta quarta-feira (08/05) era de 7,27m, na régua junto à ponte da Barrinha.

Desde a noite de 30 de abril, a Prefeitura de Campo Bom vem trabalhando incessantemente na instalação de alojamentos, primeiro no Ginásio Municipal, depois no Ginásio do CEI, onde acolheu cerca de 300 pessoas dos seis bairros atingidos: Barrinha, Porto Blos, Vila Rica, Operária, 25 de Julho e Mônaco. Mesmo com cerca de 3.200 pessoas afetadas pela cheia, a solidariedade dos campo-bonenses encorajou a Prefeitura a, em parceria com o Sesi, receber mais de 100 pessoas vinda de São Leopoldo. Na tarde desta quarta-feira, 800 ainda estavam desalojadas em Campo Bom.

Embora o nível do rio ainda esteja quase dez centímetros acima da marca de transbordo, muitas famílias, com ajuda de voluntários, já trabalham na limpeza de suas residências. O nível mais alto do Rio dos Sinos, na história de Campo Bom, foi registrado às 23h de sexta-feira (03/05), com 8,58m. A maior enchente, até então, havia ocorrido em agosto de 2013, quando a água atingiu 7,86m. Em julho de 2015, o rio chegou a 7,72m.

Na quinta-feira (02/05), o prefeito Luciano Orsi já havia decretado calamidade pública em Campo Bom. Desde o início da semana, além de prestar toda a assistência às famílias afetadas pela cheia, equipes da Prefeitura trabalham na remoção de entulhos resultantes do descarte de móveis, eletrodomésticos e utensílios que foram totalmente destruídos pela enchente.

A Prefeitura também, junto com os clubes de serviço locais, divulgou um pix oficial para doações, que servirão para ajudar quem perdeu tudo por causa da enchente. A chave pix é: campobomsolidario@gmail.com. Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil ou Secretaria Municipal de Obras: (51) 99631-4625 e (51) 99803-3629.

Sair da versão mobile