NOVO HAMBURGO
Sul Beleza encerra com grande participação do público e muitas oportunidades de negócio
Durante três dias, feira profissional de beleza, estética e bem-estar apresentou produtos e tendências para o setor, além de uma programação completa de conhecimento
Com a presença de cerca de 14 mil visitantes, a Sul Beleza – Feira Profissional de Beleza, Estética e Bem-estar encerrou sua nona edição superando expectativas. O principal evento do setor no Sul do Brasil reuniu visitantes de todo o país, além de representantes da América Latina e de Portugal, apresentando tendências, lançamentos e produtos para cabelos, cosméticos, perfumaria, bem-estar e muito mais. A programação de conhecimento incluiu mais de 90 horas de palestras, seminários, workshows e demonstrações ao vivo, com a participação de nomes renomados como Gue Oliveira e diversas competições que valorizaram o talento dos profissionais da área.
“A Sul Beleza superou todas as expectativas nesta edição, se apresentando como uma feira excelente. Mesmo com toda a dificuldade imposta ao setor com as enchentes e com alguns expositores relevantes não conseguindo participar neste ano, a Fenac entregou um evento com mais de 120 marcas e atingiu um público de aproximadamente 14 mil pessoas, superando a edição anterior”, destaca o diretor-presidente da Fenac, Márcio Jung. De acordo com o gestor, uma das novidades desta edição foi a realização da feira nos pavilhões superiores, permitindo uma melhor circulação e interação entre os visitantes: “foi interessante termos uma remodelação geral no layout e movimentação dos participantes. Ao longo dos três dias, percebemos um público extremamente qualificado, movimentando muito os estandes e gerando negócios aos expositores”, completa.
Participando pela primeira vez da Sul Beleza, a Pulsatti Cosméticos veio para a feira com o objetivo de apresentar suas soluções para os profissionais do setor. Lançada há um ano, a marca reúne uma linha de dermocosméticos multifuncionais de alta eficácia, atendendo a demanda por produtos que não são agressivos e que promovem cuidados intensivos para a pele. “Estamos muito satisfeitos com a feira, tanto pela organização, fácil acesso aos estandes, locomoção interna, quanto pela visitação. O público veio, muita gente de fora, do Uruguai, da Argentina, então foi muito satisfatório mesmo”, conta o sócio-gerente Luís Carlos de Lima.
Da mesma forma, a responsável pelo marketing da Gloss Flex Cosméticos, Nathalia Lança, destaca que a feira foi uma vitrine importante para expor o lançamento da marca. “A gente vende uma coloração semipermanente que não tem cor, que serve para pigmentar somente os fios brancos. É um produto novo, de tom neutro, e o que determina a cor é o tempo e a diluição. Então, a feira foi excelente para nós, pois viemos apresentar o produto e fizemos muitos contatos. Muita gente veio olhar e conhecer”, explica.
Essas novidades atraíram caravanas de diversas regiões do Brasil e do exterior, incluindo um grupo de Itaqui, fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina. A cabeleireira e proprietária do LP Hair Salon, Liege Porfírio, foi uma das integrantes da excursão, visitando a feira em busca de lançamentos e descontos em produtos para cabelo e maquiagem. “Esta é a primeira vez que eu visito a feira e eu estou amando. Fiz compras ontem e hoje e agora estou procurando o menor preço, estou dando uma pesquisada. A feira atendeu todas as minhas necessidades, eu achei tudo o que precisava”, ressalta.
Batalhas dos Barbeiros e das Barbeiras reúnem profissionais em disputa pelo cinturão
Mais uma vez, a Sul Beleza foi palco daBatalha dos Barbeiros e da Batalha das Barbeiras, reunindo profissionais de diversos municípios do Rio Grande do Sul para competir pelo cinturão nacional. Nesta segunda-feira (11/11), a disputa movimentou os corredores da feira, apresentando as categorias “Desenho”, “Corte” e “Barba” na modalidade masculina e “Corte” e “Barba” na feminina.
Com 40 participantes homens e 10 participantes mulheres, a iniciativa foi um sucesso e mostrou a importância da profissão como um dos maiores movimentos estéticos e culturais da atualidade. “Esse ano, além da Batalha dos Barbeiros, fomos surpreendidos pela Batalha das Barbeiras, que teve a participação de mais mulheres. Foram três inscritas no ano passado e este ano a gente passou de 10. E é justamente essa valorização que a gente tem buscado todos os anos”, pontua a idealizadora do projeto, Érica Nunes.
Para ela, a competição é um momento importante de troca entre os profissionais do setor. “A cada ano a gente vê que tem novos barbeiros e isso é muito importante, pois demonstra que a nossa classe cada dia está crescendo mais, todos os anos está crescendo mais ainda”, destaca.
Ramon Dias, barbeiro e proprietário da Diplomata Barbearia, de Torres, foi um dos participantes da Batalha e destaca que ela é essencial para o desenvolvimento profissional. “Esta é a segunda vez que eu participo e está sendo uma experiência incrível. Ano passado, eu consegui levar o cinturão para casa e foi maravilhoso, depois disso eu evolui bastante”, conta.
Sul Beleza oferece programação extensa para atualização profissional
Durante os três dias, a Sul Beleza apresentou uma programação completa de palestras, seminários, workshows e demonstrações ao vivo, atualizando os profissionais sobre técnicas e tendências para o setor de beleza, estética e bem-estar. No sábado (09/11), o Concurso Manicure’s Day buscou destacar e reconhecer o talento de manicures e nail designers, promovendo a valorização das pessoas que atuam desde a manicure tradicional até a manicure artística.
Já no domingo (10/11) o destaque foi para a palestra da cabeleireira e empreendedora Gue Oliveira, que atraiu milhares de visitantes em busca de inspiração e transformação de suas carreiras. Além disso, o Campeonato Mundial de Cabeleireiros, Barbeiros e Maquiadores, promovido pela Confederação Mundial Livre (CML), reuniu mais de 700 profissionais vindos de 13 países: Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Panamá, Guatemala, México e Porto Rico.
Por fim, nesta segunda-feira (11/11), o 10º Congresso Sonho de Manicure teve o objetivo de agregar conhecimento, tirar dúvidas e demonstrar o passo a passo de cada técnica, atualizando os profissionais sobre as principais tendências no mercado de unhas.
“Há seis meses a Sul Beleza era uma incerteza por conta da enchente no Rio Grande do Sul e hoje estamos aqui felizes que a feira superou a expectativa que imaginávamos. Estamos contentes porque conseguimos entregar tudo o que queríamos. A venda dos expositores foi muito boa. O campeonato internacional que a gente trouxe neste ano como novidade foi muito importante, porque vieram profissionais de 13 países. Então a Sul Beleza atingiu um patamar mais alto nesta edição, inclusive ocupando os pavilhões superiores da Fenac, justamente em um momento que a gente precisava reerguer o Rio Grande do Sul e as marcas também precisavam disso”, sinaliza o presidente do SINCA/RS (Sindicato dos Salões de Barbeiros, Cabeleireiros, Institutos de Beleza e Similares no RS), Marcelo Chiodo.
Além de destacar a felicidade em entregar um evento completo para o setor, Chiodo salienta que, para o ano que vem, a expectativa é superar esta edição. “Para 2025, queremos trazer mais profissionais reconhecidos no Brasil inteiro, como fizemos neste ano com a Gue Oliveira, que tem mais de 12 milhões de seguidores nas redes sociais e lotou o espaço onde palestrou. A ideia é trazer um nome com essa expressão dentro de cada área que a feira contempla para atrair profissionais de diferentes setores ao evento”, finaliza.