CAMPO BOM
Supercopa de Judô reúne quase 600 atletas no Ginásio do CEI
Programa Acolher teve participação destacada na competição
O sábado, 30 de março, foi de muito judô e homenagens em Campo Bom. Cerca de 600 atletas disputaram a Super Copa Júlia Padilha, a segunda etapa do circuito estadual 2019, que valeu também como Campeonato Estadual para a classe sub-18. GN União (Porto Alegre), Sogipa (Porto Alegre) e Judô Gaba (São Leopoldo) terminaram a tarde campeãs.
Pela Divisão Principal, quem se deu melhor foi o GN União, campeão com 335 pontos alcançados, 12 ouros, 13 pratas e seis bronzes. O Recreio da Juventude ficou com o vice-campeonato, ao conquistar 267 pontos com 10 ouros, nove pratas e cinco bronzes. Kiai, Sogipa e Judô Holstein completaram o pódio.
Na Divisão de Acesso, a Judô Gaba se destacou com 228 pontos. A equipe de São Leopoldo foi seguida de Associação Escandiel, Dojocmac, IFRS e Ritmo no pódio.
Para enviar a pontuação ao ranking nacional, o evento também serviu como Estadual para os atletas sub-18. O título foi para a Sogipa, cujos atletas venceram sete das 14 categorias. O GN União, com três medalhistas de ouro, foi o segundo colocado, seguido de Recreio da Juventude, Kiai e Torino/Nintai.
A competição foi organizada pela Federação Gaúcha de Judô, com apoio da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer. Júlia, a homenageada, foi uma judoca do Recreio da Juventude, de Caxias do Sul. Ela faleceu no fim de 2018, aos 21 anos. “Ela era uma atleta muito querida e que participou de diversas competições nossas. Fazemos essa singela homenagem em honra de seu esforço e dedicação junto conosco ao longo desses anos”, destacou o presidente da FGJ, César Cação.
O prefeito Luciano Orsi, a secretária de Educação, Simone Schneider, e o secretário de Finanças, Fernando Trott, juntamente com secretário de Esporte e Lazer, João Carlos e Silva, prestigiaram a solenidade de abertura da competição, na manhã de sábado. Luciano destacou a o empenho de sua gestão em oportunizar, principalmente aos jovens, a prática de esportes.
O secretário de Esporte e Lazer, João Carlos e Silva, satisfeito com o sucesso de mais este evento, destaca a parceria da Administração Municipal com a FGJ. “Essa parceria, além de promover a modalidade que cresce na região, oportuniza que nossos atletas do Programa Acolher participem de uma competição de alto nível”, coloca o secretário.
Para Danison Silva, responsável pelo Judô do Programa Acolher, foi um ótimo início de temporada. “Obtivemos bons resultados individuais, cinco campeões nas categorias mirim, sub-13 e sub-18. Muitos atletas disputaram as finais e não alcançaram o objetivo maior, porém proporcionaram ótimos combates. Sabemos que o judô, se destaca por sua individualidade, pois ao entrar na área de luta é só você e o adversário. Entretanto, a coletividade que estimamos no Programa Acolher, mostrou a sua importância nesta competição. Agradeço a administração municipal, SMEC e SMEL, que fizeram deste evento uma realidade proporcionando à cidade de Campo Bom, conhecer o melhor do judô do Estado”, disse Danison.