CULTURA
Teatro municipal reabre com eventos virtuais na próxima terça-feira
Novo Hamburgo vai receber novamente um dos principais Teatros do Estado. O Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno está pronto para receber o público tão logo o protocolo estadual de combate à pandemia permita. O espaço cultural, que estava em obras desde 2016 para adequação ao Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI), foi liberado pelo Corpo de Bombeiros.
Além do PPCI, diversas reformas foram feitas, como a troca completa do carpete, troca do revestimento das cadeiras, substituição de parte dos equipamentos de sonorização e iluminação, pintura interna da plateia e palco, reforma dos camarins, troca de lâmpadas da plateia por iluminação de LED e também melhorias nas instalações elétricas, visando uma maior eficiência para a redução no consumo de energia e segurança.
Em clima de celebração, o Teatro será entregue para sociedade em evento virtual. De 18 a 23 de maio recebe um dos eventos mais carismáticos da cultura hamburguense: o Encontros de Gentileza! Com lives diárias, a partir das 20h, a Secretaria Municipal da Cultura espera a comunidade em um festejo on-line. Com transmissão ao vivo pelo Facebook da Secult (@secultnh) e da Prefeitura Municipal (@prefeituranh), artistas locais levarão até os lares hamburguenses afeto, alegria e muita cultura.
A pandemia da covid -19 acarretou a impossibilidade de abertura do espaço para o público em geral. De acordo com as normas de controle estabelecidas pelo Governo do Estado, os teatros ainda não podem ser reabertos para plateia.
O secretário da Cultura, Ralfe Cardoso, comemora o momento. “Estamos felizes em retomar as atividades no palco do nosso Teatro, mesmo que ainda somente para gravações ou apresentações on line. Temos muito para comemorar!”, fala Ralfe.
O teatro
Referência para produtores, artistas e comunidade na região sul do País, o Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno comporta um público de cerca de 400 pessoas sentadas e uma estrutura acessível: possui elevador, rampa de acesso, corrimão nas escadas e rampas, vaga de estacionamento exclusiva para idosos e deficientes e banheiros adaptados.
Na entrada, o foyer funciona como área comum e pode ser usado em eventos paralelos como exposições, vernissages e sessões de autógrafos. Destaque para sua caixa cênica, que possui um palco italiano com mais de 80 m², além de três camarins, e cabine técnica.