NOVO HAMBURGO

Tecnologia que agiliza o SUS em Novo Hamburgo é premiada

O desenvolvimento de ferramentas tecnológicas para agilizar e simplificar o atendimento pelo SUS em Novo Hamburgo foi premiado na etapa estadual da Mostra teu SUS Rio Grande do Sul. Com isso, o município será uma das 15 cidades gaúchas (20 trabalhos) na etapa nacional da Mostra Brasil aqui tem SUS, que ocorre dia 12 de julho, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

O trabalho hamburguense intitulado Tecnologia Aplicada aos Serviços de Saúde – Carta de Referência Eletrônica torna online o encaminhamento de pacientes SUS para consultas com especialistas, agilizando e simplificando o processo. Segundo a diretora de Governo Eletrônico, Tatiane Souza, a ferramenta foi incorporada em toda a rede básica da Secretaria Municipal de Saúde e está reduzindo em até cinco meses o tempo de inserção dos dados dos pacientes no sistema de regulação para consultas com especialistas.

Isso permite ao profissional médico, no momento da consulta do paciente, inserir o encaminhamento ao especialista, conforme a patologia. “Além disso, como a ferramenta possibilita anexar laudos e imagens de exames e permite detalhar a história clínica do paciente por meio de questionário específico de cada especialidade, estamos conseguindo pontuar melhor nossos encaminhamentos, colocando eles mais à frente na fila de espera da regulação estadual”, acrescenta Tatiane, que desenvolveu a ferramenta em conjunto com os colegas Andrius Luz, Dorelino Pereira, Itaraiaci Júnior, Raquel Fernandes e Roberto Martin.

A implantação começou em 2018 e foi sendo inserida gradualmente em todas as unidades. “Esta premiação reconhece o importante trabalho realizado nos bastidores para qualificar o atendimento realizado nas unidades da rede básica de saúde. Nosso trabalho não se resume apenas na estruturação das unidades e no desafio de manter profissionais em quantidade adequada. Vai bem além”, completa o secretário municipal de Saúde, Marcelo Reidel.

 

Como era

Até então, os encaminhamentos para especialistas por parte dos médicos das 26 unidades de saúde do Município eram realizados de forma física. Diariamente, por meio de malote, os formulários de encaminhamentos para consultas com especialistas eram recolhidos de cada uma das unidades. Na Secretaria de Saúde, os formulários eram separados por especialidade e, depois, inseridos manualmente no sistema de regulação.

“Todo este processo demorava entre quatro e cinco meses. Mas também era comum receber formulário cuja letra era difícil compreender. Ele precisa retornar à unidade para esclarecimentos, o que demandava ainda mais tempo”, explica Tatiane. Com o processo online, o próprio médico recebe um aviso de pendência ao acessar o sistema na unidade básica e pode corrigir rapidamente.

Antes de ser levada a Campo Grande, a experiência de Novo Hamburgo será apresentada no 32º Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul, que ocorre nos dias 29 e 30 de junho, em Gramado. O objetivo principal é promover ações bem-sucedidas do SUS, criativas e inovadoras, que façam a diferença no atendimento e acolhimento da população usuária.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile