EDUCAÇÃO

Tecnologia que aproxima em tempos de isolamento social

Os conteúdos das aulas do tradicional curso de Smartphones e Tablets Android oferecido pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio do Programa Caminho Digital da Diretoria de Inclusão Digital, vem possibilitando encontros em tempos de isolamento social. Graças aos conhecimentos adquiridos, ex-alunos estão conseguindo conversar com os seus familiares nas plataformas que aprenderam a utilizar no curso, como o Whatsapp e o Facebook Messenger.

“Esses cursos de inclusão digital foram e são para mim importantíssimos, pois podemos viajar pelo mundo sem sair de casa, além de rever amigos e familiares. Nesta quarentena posso falar e ver meus filhos graças a vocês”, afirmou Eloá Jubett De Ávila, de 73 anos.

Já Harieta Moehlecke Dresch, de 76 anos, destaca que, além das chamadas em vídeo, acessa as redes sociais para distrair e passar o tempo. “Nesta época de isolamento, de noite fazemos uma reunião em família pelo WhatsApp, com vídeo chamada. É o momento de poder ver o meu neto de 3 anos brincando, o que acaba amenizando a saudade que sinto dele. Ainda bem que fiz o curso, se não tivesse feito, nem conseguiria participar deste momento”

O coordenador do Programa Caminho Digital, Lucas Backes, explica a concepção e o processo de evolução do curso. “Ao passo que a comunicação foi intensificando-se nos meios digitais, muitas pessoas ficaram excluídas dos bate-papos entre amigos ou familiares em função de não dominarem as tecnologias. Isso pesou para a criação do curso de smartphones e tablets. Todos os nossos projetos passam por constante avaliação e debates com os alunos, tentando entender as necessidades e oferecer o melhor serviço possível. Assim, é extremamente gratificante receber o retorno destas pessoas e ver que o trabalho está dando resultado! Parte de nossa missão, enquanto agentes de inclusão digital, é permitir que todos não apenas tenham acesso aos principais recursos digitais de comunicação, como sejam capazes de operá-los adequadamente.”

Legenda: Dona Harieta (D, em cima) faz chamadas em vídeo para reunir a família

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile