NOVO HAMBURGO
Tendas de campanha são utilizadas em Novo Hamburgo para reforçar saúde nos bairros
Parceria com governo estadual e Sesi proporciona a retomada dos atendimentos aos atingidos pela enchente
Graças a articulações e mobilização da Prefeitura de Novo Hamburgo junto à Secretaria Estadual da Saúde, o Município está conseguindo ampliar a estrutura de atendimento na área da saúde neste momento tão importante após a histórica enchente do início de maio. Por meio de parceria do governo do Estado com o Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Sul (Sesi-RS), foram instaladas tendas de campanha do Sesi para acolhimento da população, principalmente dos bairros Canudos e Santo Afonso, que tiveram unidades de saúde atingidas pela enchente.
“Articulamos junto ao Estado a vinda dessas tendas, que serão muito importantes para não deixarmos nossa população desassistida”, explicou a prefeita Fátima Daudt. As primeiras tendas, de um total de oito, já começaram a funcionar junto à Unidade de Saúde da Família (USF) Getúlio Vargas, localizada na Rua Bruno Werner Storck, 147, no bairro Canudos, que foi afetada pela catástrofe climática.
“Nesta quinta-feira (13/06), na Vila Getúlio Vargas, iniciamos os atendimentos médicos e de enfermagem aos moradores, com duas tendas instaladas”, detalhou o secretário municipal da Saúde, Marcelo Reidel. “Nos próximos dias, a USF Vila Palmeira também receberá três tendas, proporcionando a retomada do acolhimento em saúde para população do local”, adiantou. A unidade de saúde da Vila também ficou alagada durante a enchente.
A Unidade de Saúde da Família (USF) Kroeff e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Santo Afonso também receberão, em breve, tendas (uma e duas, respectivamente), aumentando a capacidade de atendimento desses dois pontos de saúde, que registram grande fluxo de pacientes. “Ressaltamos que as estruturas ficarão à disposição do município enquanto houver necessidade”, enfatizou Marcelo Reidel.
A Secretaria Municipal da Saúde vem atuando em várias frentes no atendimento aos afetados pela catástrofe climática de maio. Na Fenac, foi instalado um posto de atendimento com serviço 24 horas e uma farmácia para atender os inúmeros abrigados no local. Outra medida foi a extensão dos serviços de saúde coletiva e saúde mental em todos os dez abrigos que havia sob gestão municipal.
Além destas medidas, equipes volantes atuaram nos mais de 60 abrigos espalhados em nosso território.
“Também podemos destacar a articulação com o Ministério da Saúde e o governo do Estado que possibilitaram a vinda de um Hospital de Campanha, junto à UPA Centro, ampliando o atendimento para a população hamburguense no local”, enfatiza Marcelo. Em mais uma parceria do Município com o Governo do Estado, a cidade receberá quatro equipes de saúde mental compostas por dois psicólogos e um assistente social que atuarão nas áreas atingidas.
“Das oito unidades que tiveram o atendimento junto à população prejudicado pelas enchentes, seis já estão em pleno funcionamento. Além disso, todos os projetos de captação de recursos para a reforma, compra de equipamentos e móveis das unidades atingidas já foram submetidos ao Ministério da Saúde”, completa o secretário.