NOVO HAMBURGO
Trecho da Daltro Filho em Hamburgo Velho é liberado em meia pista
Local, próximo à antiga Gráfica Otomit, estava bloqueado para recebimento de donativos
O trecho da Av. General Daltro Filho que estava bloqueado em Hamburgo Velho foi liberado parcialmente nesta semana para o trânsito de veículos. O espaço estava interditado desde o dia 5 de maio, para recebimento de doações para os afetados pelas enchentes na região. Nesta segunda-feira (13/05), com o retorno às aulas e o aumento do tráfego de veículos, a Diretoria de Trânsito de Novo Hamburgo liberou o trecho no sentido Centro-Bairro, como forma de minimizar o problema de desvios e congestionamentos na área.
Entre às 8h30 às 16h30 o espaço ficará em meia pista para a chegada de donativos. “Nestes horários a gente consegue minimizar o problema, vai continuar chegando carretas e carretas ali. Nós tentamos um espaço na Fenac, mas não foi possível porque já está sendo ocupado, e eles viram ali a possibilidade de ceder e acomodar a recepção desses donativos. Só que é muita coisa que chega, isso é bom, mas tem esse problema do tráfego”, explica o diretor de trânsito de Novo Hamburgo, Eliseu Raimundo. O trecho, que estava totalmente bloqueado, é um dos principais acessos a diversas escolas e dois hospitais da região, para quem circula pelos bairros Canudos ao Centro, e vice-versa. Como agravantes, no trecho não há uma rota que permita um rápido desvio para quem mora ou trabalha na região. Além disso, a Avenida Vitor Hugo Kunz, alternativa de desvio, também está com um trecho parcialmente interditado, o que aumenta a dificuldade de trafegar pelo bairro Hamburgo Velho.
Raimundo aponta que, conforme a necessidade, o trecho da Daltro Filho pode ainda ser bloqueado pontualmente, principalmente quando grandes veículos como carretas chegarem para entregar doações. “Destaco a importância das ações que estão sendo realizadas no local, estamos vivenciando um momento atípico de enorme impacto na vida das pessoas. Porém a circulação deve ter grau de consideração nesta via que é uma arterial. A gente conversou muito e chegou o entendimento de liberar meia pista. O sentido Centro-Bairro está liberado pra circulação, a faixa da esquerda. Já o sentido Bairro-Centro tá inviabilizado, até para que se possa movimentar os veículos ali. Os responsáveis pela logística estão em tratativas para realocar o Centro de Distribuição para outro prédio com melhor condição de mobilidade no entorno, assim pedimos paciência e compreensão aos usuários”, comenta.