ESPORTE

UJR celebra 45 anos com conquistas dentro e fora de quadra

Em 2023, projetos do clube atenderam mais de 1400 alunos e atletas

O ano de 2023 foi mais uma temporada de conquistas para a União Jovem do Rincão (UJR). O clube, que celebrou seus 45 de fundação, teve êxito dentro e fora de quadra, com a ampliação e qualificações de seus três projetos: Futsal Social, Equipes de Rendimento e Escola de Futsal, que, juntos, atenderam mais de 1400 alunos e atletas.

No Futsal Social, 671 alunos participaram da iniciativa socioeducativa e esportiva que ocorre por meio de dois encontros semanais, no contraturno escolar, em seis bairros da cidade de Novo Hamburgo. A ampliação da equipe de trabalho, que passou a contar com acadêmicos e profissionais de diversas áreas, além da educação física, como serviço social, psicologia e nutrição, que permitiram ao projeto estreitar ainda mais a relação com as famílias, as escolas e a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, fazendo com que os impactos fossem, ainda mais, potencializados. Com isto, também foi possível gerar impactos positivos na vida dos educandos, como, por exemplo, o encaminhamento de 42 alunos a oportunidades relacionadas ao mundo do conhecimento, do trabalho e do esporte de rendimento.

Outro projeto do clube que teve seu alcance e sua importância reforçada foi a Escola de Futsal da UJR/Feevale/Banrisul, serviço que tem por objetivo propiciar saúde aos seus alunos e contribuir na formação dos mesmos junto às famílias. Pela primeira vez, a iniciativa ultrapassou a marca dos 640 alunos, em 11 ginásios das cidades de Novo Hamburgo, São Leopoldo, Estância Velha e Sapucaia do Sul.

Já as Equipes de Rendimento da UJR/Feevale/Banrisul tiveram um ano extremamente positivo dentro de quadra. O projeto, que conta com a participação de 150 atletas, de 18 cidades da região, terminou a temporada com 8 títulos obtidos nos mais de 215 jogos disputados, em 24 cidades. Entre os principais, destacam-se a inédita conquista da Conferência Sul/Metropolitana do Gauchão Sub-17, os Jogos Universitários Gaúchos com o time feminino universitário, e os dois títulos do Aberto do Soberano Sub-18 e Sub-20, além do encaminhamento de atletas e profissionais para o mercado da modalidade, para que sigam com a sua carreira esportiva.

Conforme o presidente da UJR, Luís Gustavo de Azeredo, o Tavo, os resultados obtidos no ano comemorativo comprovam a importância do clube para a região. “É uma enorme satisfação chegar aos nossos 45 anos e ver todo este trabalho que desenvolvemos”, destaca. “Para realizar tudo o que fazemos, contamos com a credibilidade e confiança que adquirimos junto aos nossos parceiros: poder público, Universidade Feevale e empresas como Banrisul, AGCO, SLC, Sulgás, Unique e Conforto, entre outras, que nos apoiam por meio das leis federal e estadual de incentivo ao esporte. Podemos dizer que eles jogam conosco na formação e na transformação social, educacional e competitiva dos jovens atendidos”, complementa o dirigente, acrescentando que as perspectivas para 2024 são ainda melhores, com novas ampliações e qualificação das nossas equipes de trabalho.

Sair da versão mobile