Connect with us

CAMPO BOM

Unidades de saúde oferecem testes rápidos e tratamento gratuito para sífilis

Mais de 80 casos da doença foram notificados no município no primeiro semestre, a maior marca da série histórica

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta para o número de casos de sífilis registrados em Campo Bom no primeiro semestre de 2023: 83. Apesar de não parecer um número alto, a quantidade de notificações representa a maior média mensal da série histórica (informações desde 2013). Por isso, é importante conscientizar a população para o fato de que todas as unidades de saúde oferecem testes rápidos, com resultados em até 30 minutos, mais tratamento gratuito para a doença.

A sífilis é uma infecção transmitida pelo contato sexual. O primeiro sintoma consiste em ferida indolor na genitália, no reto ou na boca. A doença, se não diagnosticada e tratada, pode evoluir até causar danos no cérebro, nervos, olhos e coração, geralmente anos mais tarde. No caso de gestantes, a sífilis pode causar aborto, natimorto ou má formação do feto. Foram 10 notificações em gestantes no município no primeiro semestre.

Em razão de tudo isso, é fundamental procurar a unidade de saúde para o teste rápido! A sífilis tem cura e o tratamento é feito na própria unidade.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados