CAMPO BOM

Unidades de saúde oferecem vacina contra meningite C para crianças e adolescentes

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Campo Bom informa que o município não possui nenhum caso de meningite notificado em 2019. Segundo a titular da SMS, Suzana Ambros Pereira, a população pode ficar tranquila, pois o abastecimento da vacina Meningocócica C (meningite) está normalizado e disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Campo Bom, sendo que todas as faixas etárias preconizadas pelo Ministério da Saúde, que incluem crianças e adolescentes, estão recebendo a dose.

 

“No início do ano letivo revisamos a carteirinha de vacinação de todos os estudantes da rede municipal, atualizando a imunização, inclusive para meningite C. Na faixa de 0 a 5 anos, contemplamos a cobertura de 100% de imunização contra meningite. A faixa mais complicada é a dos 11 aos 14 anos, 11 meses e 29 dias, já que os adolescentes geralmente não procuram a imunização por conta própria e nem os pais levam os mesmos para se vacinarem. Por isso é importante que os pais fiquem atentos a isso”, alerta Suzana.

 

Em 2018, cinco moradores de Campo Bom foram diagnosticados com meningite, sendo três casos de meningite bacteriana. Nenhum desses casos evoluiu para óbito.

 

Faixas etárias que devem se imunizar

A vacina contra meningite C faz parte do calendário nacional de vacinação, aplicada aos 3 meses e aos 5 meses, com reforço aos 12 meses. Crianças e adolescentes de 11 a 14 anos, 11 meses e 29 dias, também têm direito a dose da vacina. Para crianças que não receberam o reforço aos 12 meses, a vacina pode ser aplicada até os quatro anos de idade.

 

Onde vacinar

A vacinação é realizada nas UBSs de segunda a sexta-feira das 8h30min às 12h e das 13h às 16h30min, com exceção dos bairros Celeste e Paulista, onde o atendimento acontece das 7h30min às 16h30min, e do Centro Materno Infantil, que vacina das 7h30min às 18h. A unidade de saúde Porto Blos, que atende em novo prédio devido a obras de ampliação, não está imunizando à comunidade. Para se imunizar basta o cidadão comparecer em uma destas unidades munido da carteira de vacinação da criança ou adolescente.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile