CORONAVÍRUS
Vacinação contra a Covid no Grêmio Atiradores ocorre neste domingo em Novo Hamburgo
Esse domingo (31/10), será de vacinação contra a Covid em Novo Hamburgo. A imunização ocorrerá na sede do Grêmio Atiradores Novo Hamburgo, localizado na Rua Guia Lopes – 696, no bairro Rondônia, das 13h às 17h.
Serão aplicadas, exclusivamente com o imunizante da Pfizer, a primeira, segunda e terceiras doses aos públicos abaixo.
Lembrando que, quem tomou a primeira dose da Pfizer há oito semanas, já pode procurar as unidades de saúde para receber a segunda dose, tendo em vista a redução do intervalo entre doses de 12 para 8 semanas.
QUEM PODE SE VACINAR
– PRIMEIRA DOSE: será aplicada em adolescentes de 12 anos ou mais, que devem estar acompanhados pelos responsáveis, apresentar documento com foto ou certidão de nascimento. Já as pessoas de 18 anos ou mais devem apresentar documento com foto.
– SEGUNDA DOSE: será para quem tomou a primeira dose até o dia 5 de setembro ou antes do imunizante da pfizer. É necessário apresentar para completar o esquema vacinal comprovante da primeira dose e documento com foto.
Com a autorização do governo do Estado de aplicar a segunda dose com Pfizer para quem tomou primeira com AstraZeneca, também será aplicada a segunda dose em pessoas que receberam a primeira dose da AstraZeneca no município até o dia 8 de agosto ou antes. É necessário apresentar para completar o esquema vacinal comprovante da primeira dose e documento com foto.
– TERCEIRA DOSE (DOSE DE REFORÇO): para pessoas com 60 anos ou mais que receberam a segunda dose de qualquer imunizante até o dia 29 de abril ou antes. Também para pessoas de qualquer idade com alto grau de imunossupressão que receberam a segunda dose de qualquer imunizante há 28 dias. Os idosos devem apresentar a seguinte documentação: comprovante da segunda dose e documento com foto. Já as pessoas com imunossupressão devem apresentar laudo médico, além de comprovante da segunda dose e documento com foto.
Também poderão receber a terceira dose todos os profissionais da saúde que receberam a segunda dose até o dia 29 de abril ou antes de qualquer imunizante e que trabalhem em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde, ou seja, em hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias, entre outros. Dentre eles, também estão trabalhadores de apoio a estes locais de saúde, como recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros, auxiliares, motoristas de ambulâncias, gestores, entre outros. Ainda poderão receber a dose de reforço os estudantes de graduação e pós-graduação das profissões de saúde desde que estejam em atividade de exposição ao coronavírus em razão de estágios curriculares e outras modalidades acadêmicas.