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Vendas no fim de ano e Marketing Digital: um caminho de sucesso
Atualmente, a internet é o meio digital fundamental para ações de marketing e a popularização das redes sociais intensificou ainda mais isso para as empresas. Segundo a Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, 94% das organizações escolhem o Marketing Digital como estratégia de crescimento. Durante as vendas de Natal e festas no fim de ano, essas técnicas são ainda mais importantes.
De acordo com o especialista em marketing e comunicação e docente do Senac Novo Hamburgo, Émerson Reis, após as restrições impostas pela pandemia, a importância do marketing digital para as vendas ficou ainda mais evidente. “O público, de maneira geral, transita cada vez mais pelas redes sociais, seja em busca de produtos para comprar ou de conteúdo para consumir. É de suma importância para as marcas estarem presentes no mesmo ambiente que seu público-alvo está. Por mais que o produto não seja vendido via e-commerce e seja adquirido apenas no ambiente físico, é possível usufruir das ferramentas de marketing digital para atrair clientes para o ponto de venda. A chave está nas estratégias de persuasão”, destaca.
Na época de final de ano, segundo o especialista, o público está mais predisposto a comprar, portanto, as oportunidades precisam ser aproveitadas pelas marcas que desejam vender. “Normalmente, as buscas por produtos na internet aumentam nesse período. Por esse motivo, é importante aproveitar esse crescimento de gráfico e estar presente onde boa parte do público está”, comenta.
O docente ainda ressalta a importância das redes sociais nesse processo: “As pessoas acessam às redes sociais quase que diariamente. Mais do que isso, além de lá estar, o hábito de pesquisar por produtos na internet é cada vez mais comum. As redes são importantes tanto para o relacionamento como para a venda propriamente dita”.
Émerson ainda preparou algumas dicas para quem quer ter sucesso nas vendas no período:
Prepare o estoque – claro que isso vai variar de negócio para negócio, mas é sempre importante estar munido de produtos ou ter capacidade de atendimento, quando se tratar de uma empresa que vende serviço.
Preze pelo bom atendimento – quando o movimento é grande, fica mais difícil prestar atendimento humano e qualificado. Mas isso precisa ser prioridade, mesmo nessa época.
Não transformar suas redes em panfletagem virtual – não se preocupe apenas em trazer apenas produtos que estão à venda, o conteúdo continua sendo importante mesmo nessa época. No caso de uma loja de roupas, por exemplo, é possível trazer também combinações de looks e coisas do tipo, não apenas imagens estáticas do produto. Essa é uma forma de chamar atenção em meio a um turbilhão de posts que a pessoa receberá nesse período.
Não demore para responder seu público – mesmo que a demanda esteja alta, quando não se responde de maneira breve, há a chance de o concorrente responder e acabar sendo escolhido pelo cliente.