RS

Vento e granizo deixam rastro de destruição na Região Metropolitana

Na noite desta segunda-feira (15/08), um violento temporal atingiu a regiãio Metropolitana do estado. Além da forte ventania, também ocorreu a precipitação de granizo, com pedras de gelo que chegaram a ser médias e grandes em alguns pontos da região. Os municípios de Canoas, Cachoeirinha e Gravataí foram os mais castigados pelo vendaval. Novo Hamburgo e Campo Bom também foram atingidas pela tempestade, mas sem grandes danos. A estação meteorológica de Campo Bom registrou 76 km/h.

De ac0rd0 c0m dados das estações meteorológicas, o vento passou de 100 km/h, chegando a rajadas de 120,5 km/h, registradas na Base Aérea de Canoas.  Em Porto Alegre as rajadas chegaram a 79 km/h no Aeroporto Salgado Filho.

Canoas foi uma das cidades mais atingidas, com árvores caídas e prédios destelhados pelo vento. O Hospital Nossa Senhora das Graças teve sua estrutura prejudicada por causa da chuva. Muitas casas e comércios tiveram danos e vários prédios tiveram os vidros quebrados pela ventania. A Defesa Civil do município estima que mais de mil casas foram destelhadas. Em Cachoeirinha uma torre de alta tensão caiu devido ao vento. Além disso, uma fábrica do município também foi destruída pela tempestade. Gravataí  também foi severamente atingida.

De acordo com a Metsul Meteorologia, uma super célula de tempestade atingiu a região. Este tipo de formação pode ocasionar os fenômenos vistos nesta segunda-feira, como granizo grande e vendavais. Ele também pode formar tornados e correntes descendentes de vento (conhecidas como downbursts ou micro explosões).

Sair da versão mobile