Connect with us

NOVO HAMBURGO

Viação Santa Clara faz manifestação pública sobre operação em Novo Hamburgo

Nova responsável pelo transporte coletivo hamburguense teve início de operações marcado por reclamações

Nesta sexta-feira (17/05) a Viação Santa Clara, empresa de ônibus responsável pelas operações do transporte coletivo de Novo Hamburgo, divulgou uma manifestação pública avaliando e justificando algumas ações em relação aos primeiros dias de atividade no município.

Na manifestação, a empresa ressaltou o grave impacto das enchentes em Novo Hamburgo, e prestou solidariedade aos cerca de 32 mil hamburguenses afetados. Além disso, a empresa também ressaltou complexidade de assumir um serviço prestado há mais de 50 anos pelas mesmas empresas, dificultada ainda mais pela enchente e dificuldade de abastecimento e também a baixa inesperada no quadro de funcionários.

Confira abaixo a manifestação na íntegra:

 

MANIFESTAÇÃO PÚBLICA

 

A Viação Santa Clara (Visac-RS) manifesta solidariedade aos 32 mil hamburguenses atingidos pelas cheias do Rio dos Sinos. A própria empresa se viu mais envolvida na maior tragédia climática deste Estado, inclusive com funcionários atingidos por esta triste realidade em suas casas e de familiares. A enchente ainda impede, desde o início do mês, que algumas linhas sejam cumpridas, ou por bloqueio de ruas atingidas pelas águas, ou pelo excessivo trânsito em outros pontos, o que provoca atraso de linhas.

A Visac-RS torce pela rápida recuperação daqueles colaboradores que estão diretamente afetados pela enchente. Está preocupada e dará o tempo necessário para que cada um alcance a devida recuperação. E aos que não foram afetados, agradece e saúda a cada um destes profissionais que vem conseguindo, mesmo com dificuldades, atuar nas suas linhas ou na ação solidária que a empresa se dispôs a participar no auxílio e resgate de famílias atingidas.

O transporte público de Novo Hamburgo não é e nem deve ser visto como um serviço controlado exclusivamente pela Santa Clara. Para haver transparência, a solução hoje adotada é formada pela Visac-RS, que opera o transporte, e conta ainda com a participação da Prefeitura e Comur, através da Diretoria de Transporte e MixMob, cada um com suas responsabilidades.

Assumimos em substituição a uma operação com mais de 50 anos de história. Em situações normais, a simples troca já seria complexa. Essa mudança se tornou imprevisível por conta da inesperada e volumosa baixa no quadro de motoristas contratados já nos primeiros dias, mas principalmente por toda essa tragedia climática que nos atingiu.

Temos trabalhado incansavelmente para oferecer o melhor ao usuário do transporte público de Novo Hamburgo. As dificuldades encontradas nas primeiras semanas de operação são inerentes ao processo de mudança de uma cultura que vinha sendo aplicada há várias décadas. Mas não medimos esforços e, logo, logo, o usuário vai saber que superamos todas as dificuldades.

Muitas fakenews surgiram neste momento tão delicado e único que estamos vivendo. A Visac-RS está à disposição para todos os esclarecimentos, mas agora a prioridade e foco são buscar soluções, concentrar esforços e encontrar uma maneira mais eficaz de realizar seu trabalho mesmo diante das adversidades.

A definição de tabelas e grades horárias a serem atendidas não são decisões exclusivas da empresa e vem sendo diariamente avaliadas com a Prefeitura, para que possamos ter a maior oferta possível dentro da capacidade operacional e demanda existente.

A Viação Santa Clara, ao iniciar a operação, trouxe expectativa de oferecer um atendimento de excelência no município de Novo Hamburgo. Investimos em veículos novos – 24% da frota, todos com ar-condicionado -, além de trazer veículos articulados para transportar a população com mais conforto, e disponibilizamos uma frota com idade média de oito anos. No processo seletivo priorizamos a contratação de motoristas das antigas operadoras do sistema, atendendo a um clamor de toda a comunidade que vinha se manifestando em defesa destes profissionais. Mas esta expectativa inicial foi abruptamente atingida por eventos que se sucederam.

O essencial não pode esperar. Mas enfrentamos algumas adversidades provocadas pela própria situação que vive o Rio Grande do Sul desde o final de abril, coincidentemente, quando iniciamos a operação. Chuvas acima da média e a maior enchente que esse Estado já viu tirou vidas, desabrigou milhares de gaúchos. Ainda provocou o fechamento de estradas, municípios estão isolados.

A gravidade dos efeitos climáticos afetou a logística e a cadeia de fornecimento de insumos para a devida manutenção dos veículos foi afetada – peças de manutenção, combustíveis e pneus -, retardando e até provocando o cancelamento de entregas, gerando mais um desafio para nossa equipe, que vem procurando soluções para minimizar este impacto.

Aos usuários, a Visac-RS pede paciência com os motoristas, que não são os culpados pelo atraso e muitos estão trabalhando com a preocupação de atender a população, apesar de seus familiares estarem em situação de risco ou mesmo desabrigados.

Nosso único e exclusivo desejo é que o Município, a região e o Estado tenham rápida recuperação e que a Viação Santa Clara possa finalmente realizar tudo aquilo que vinha planejando pela melhor solução do transporte de passageiros no Município de Novo Hamburgo.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados