Connect with us

EDUCAÇÃO

Vini Jr. vai instalar sala temática na Escola Adolfina

A participação no Prêmio Melhores Escolas do Mundo, no ano passado, segue rendendo destaque para a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Profª. Adolfina Diefenthaler, do bairro São José Redentora. A partir da divulgação na premiação, a escola de Novo Hamburgo foi procurada por representantes do Instituto Vini Jr., organização criada em 2021 por um dos principais jogadores de futebol do Brasil na atualidade e que desenvolve projetos educacionais em escolas públicas.

Na última semana, o gerente executivo Victor Oliveira esteve em Novo Hamburgo para tratar dos detalhes da parceria na escola e na Secretaria de Educação, onde foi recebido pela secretária de Educação, Maristela Guasselli, e pela diretora de Educação, Neide Vargas. Esta será a primeira ação do instituto no Rio Grande do Sul. “Estou surpreso positivamente com a estrutura que encontramos em Novo Hamburgo e orgulhoso de poder contribuir com o trabalho realizado aqui a partir desta parceria”, afirmou Oliveira.

 

CT Base

A EMEB Adolfina receberá um Centro de Tecnologia (CT) Base, espaço inspirado em estádios de futebol e que será equipado com smartphones, tablets, computadores e TV, além de puffs e gramado sintético. Nas paredes, imagens de Vini Jr. para inspirar os estudantes a serem craques na escola. “Não queremos criar um novo Vinícius. É para criar um grande cidadão que possa escolher seu futuro, queira estudar e passar mais tempo na escola”, afirmou o atacante do Real Madrid e da Seleção Brasileira em vídeo apresentado aos professores da escola. “O Vini Jr. é uma figura muito importante para nossos estudantes não só como ídolo do futebol, mas também como líder mundial antirracista. Esta é uma temática que trabalhamos no cotidiano da escola”, explicou a diretora Andrea Zimmer.

 

Aplicativo Base

Além da sala com equipamentos, a partir da parceria os estudantes e professores terão acesso ao aplicativo Base, que utiliza a linguagem do futebol para criar conteúdos educativos amparados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Apresentado em formato de jogo e destinado às turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, a plataforma conta com mais de 2,5 mil questões que são respondidas pelos estudantes.

Conforme vão avançando na competição, as crianças conquistam medalhas e troféus. Os resultados poderão ser consultados pelos professores e ajudarão a identificar as temáticas nas quais apresentam dificuldades. “Educação e esporte são ferramentas importantes de transformação e inclusão social. O projeto do Instituto Vini Jr. vem somar nas práticas inclusivas já desenvolvidas pela escola Adolfina e pelas demais escolas da Rede Municipal de Ensino”, detalha a diretora de Educação, Neide Vargas.

 

Formação para professores

 

A previsão é de que tanto o aplicativo quanto o CT Base estejam disponíveis na escola no segundo semestre deste ano. Para utilizar os recursos, os professores participarão de formação oferecida pelo Instituto Vini Jr, que também realiza lives ao longo do ano e está elaborando um manual de Educação Antirracismo na Prática que será disponibilizado para escolas.

 

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados