NOVO HAMBURGO
Visac divulga balanço do primeiro do primeiro dia de operação em Novo Hamburgo
A Viação Santa Clara (Visac-RS) divulgou na noite deste sábado um balanço do primeiro dia de operações do novo transporte coletivo de Novo Hamburgo. A estreia da nova empresa acabou ficando marcada pelo atraso e confusão dos usuários, não habituados aos novos sistemas do MixMob.
Diante dos contratempos ocorridos no primeiro dia de operação a Visac esclareceu em nota que todas as medidas foram adotadas para minimizar os efeitos para o usuário. Conforme a viação, logo no início de manhã deste sábado (27/04), alguns motoristas escalados se negaram a cumprir a escala, ocasionando atraso que se refletiu ao longo da manhã. No total, 23 motoristas deixarem de cumprir seus horários. A equipe de apoio foi acionada.
A Visac-RS informa que muitos usuários com benefício de gratuidade apresentaram problemas cadastrais e foram orientados a procurar a MixMob. Nenhum ficou sem transporte, mas houve atraso porque eles precisaram entrar pela porta de trás. Também foi constatado um grande número de idosos que paravam os ônibus em busca de informações.
Confira o restante da nota divulgada:
“Neste momento estamos trabalhando na revisão detalhado da escala, criando plano de ação para minimizar qualquer impacto neste domingo, 28/04, e especialmente na segunda-feira. Também contamos com a sensibilidade dos motoristas para com o público e que qualquer debate sobre as dificuldades de operação não reflitam no cotidiano dos usuários.
A Visac-RS está engajada em oferecer o melhor em transporte público para o usuário de Novo Hamburgo. Um dos diferenciais é o sistema “anjo da guarda”, que impede a movimenta do ônibus enquanto as portas não estiverem totalmente fechadas, para segurança do passageiro. Isso gera impacto no tempo de parada, pois os motoristas não tinham o uso desta solução e estão em fase de adaptação.
No final do expediente, os relatórios da operação do dia serão estudados para a avaliar procedimentos, usabilidade dos equipamentos, velocidade média nas vias etc.
Nossa equipe está mobilizada 24 horas por dia. No entanto, problemas de última hora, como o ocorrido com a negativa de motoristas de cumprir a escala, impediram uma melhor entrega ao cidadão.
A Visac-RS também encaminhou uma mensagem a todos os motoristas no final desta tarde:
“ATENÇÃO: Diante a inesperada situação envolvendo alguns profissionais que não seguiram sua jornada neste sábado, ainda com o objetivo de minimizar qualquer impacto ao usuário, a empresa pede que a equipe se mantenha atenta e desde já convida para que neste domingo especial de inicio de operação – dentro da disponibilidade de cada profissional – estejam juntos com a empresa nos seus turnos de preferencia, inclusive para auxiliar colegas que ainda possuem dificuldades com as novas tecnologias. Também pedimos que durante a semana que inicia segunda, a equipe procure o dialogo e esteja próxima da gestão, com o objetivo de não gerar impacto aos usuários do sistema de transporte por conta de demandas dos funcionários, e que a empresa esta de portas abertas para entender as dificuldades e buscar uma solução.”