NOVO HAMBURGO
Visita revela detalhes da Unidade Sesc para mamografias
Na tarde desta sexta-feira (08/10), a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, o secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano, o presidente do Sindilojas, Remi Scheffler, e a gerente da unidade hamburguense do Sesc, Miriam Pletz, visitaram a Unidade Sesc de Saúde Preventiva, que está instalada no pátio do Centro Administrativo Leopoldo Petry para atender a população com exames de mamografia e ecografia.
Juntamente com a Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (Hospital Municipal) e o Hospital Regina, a unidade móvel do Sesc integra o mutirão da Prefeitura para zerar a fila de espera por exames de mamografia na cidade durante o Outubro Rosa. Ao todo, serão realizados 800 exames gratuitos de mamografia, que estão represados em razão da pandemia. A unidade Sesc ainda irá realizar 200 exames de ecografias. O grupo foi recebido pelas enfermeiras Cíntia de Souza Azevedo e Betina Berlitz, responsáveis pelos atendimentos na unidade móvel.
Os exames na unidade do Sesc começam na próxima quarta-feira e seguem até dia 8 de novembro (os hospitais Municipal e Regina já estão realizando os exames). “Quem ganha com esta parceria é a população. O ambiente nesta unidade é muito agradável, com espaços muito bem ocupados e distribuídos”, parabenizou a prefeita.
Naasom lembrou que as mulheres beneficiadas são aquelas que já estão aguardando exames e que estão sendo encaminhadas pela Secretaria de Saúde. “Com este mutirão que zera a demanda reprimida, vamos conseguir manter os exames em dia”, destaca. Não serão realizados exames por livre demanda ou sem o prévio agendamento. Scheffler enfatiza a importância das mulheres contatadas comparecerem no horário marcado. “Por favor, não percam esta oportunidade.”
“Mesmo diante da pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue próximo da comunidade”, destacou Miriam. Cíntia e Betina detalharam a estrutura da unidade e os equipamentos utilizados. “Esta é uma unidade de saúde preventiva e que mantém todos os protocolos em relação à pandemia. As salas são higienizadas a cada atendimento”, enfatiza Betina.
Dia D
No dia 16 de outubro, um sábado, as unidades de saúde de Novo Hamburgo estarão abertas com foco na saúde da mulher, com mutirão de coleta de exames preventivos (por agendamento), encaminhamento à mamografia, consultas com dentistas (nas unidades que dispõe destes profissionais), orientação nutricional e ações preventivas de conscientização sobre o câncer de mama.
Neste dia também será realizada a aplicação da vacina contra a covid (por agendamento) e a imunização de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias) dentro da Campanha Nacional de Multivacinação. Já o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) estará aberto para a realização de testes rápidos (HIV, sífilis, hepatites B e C) por livre demanda.
Outubro é o mês em que o cuidado à saúde da mulher dá-se pelo toque. Pelo toque de chamar a atenção de que as mulheres devem parar um momento para olhar para si e pelo toque no próprio corpo com o autoexame da mama. Este é o objetivo do Outubro Rosa, um mês dedicado à conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
“É muito importante que as mulheres façam o autoexame e percebendo qualquer alteração busquem o mais rápido possível a rede de saúde. Quanto mais precoce o diagnóstico, maiores as chances de cura. O toque simboliza vida”, enfatiza a diretora de Saúde, Juliana Forneck.
Para marcar o Outubro Rosa, que é simbolizado pelo laço rosa, além do mutirão e do Dia D, a Secretaria Municipal de Saúde está com as unidades de saúde mobilizadas para a temática, com acolhimento diferenciado, decorações alusivas, atividades de conscientização e prevenção, coleta e encaminhamento de exames (consultar programação e disponibilidade da sua unidade de saúde).