EMPREGO
Você sabe como usar o LinkedIn?
Em agosto de 2021, o LinkedIn chegou a 51 milhões de usuários no Brasil. A comunidade brasileira, segundo comunicado feito pela empresa, é a quarta maior do mundo na rede com um crescimento médio de 14% ao ano, ficando atrás somente dos Estados Unidos, Índia e China. Dessa forma, o uso do LinkedIn se torna necessário para a vida profissional, pois também recebe encontro entre pessoas que estão procurando emprego e desejam compartilhar seus processos com outras pessoas, que podem ser ou não recrutadores em empresas.
Segundo o docente dos cursos de Gestão do Senac Novo Hamburgo Patrick Andretti, a rede permite a conexão com inúmeras organizações e ver o que estão realizando (projetos, produtos e campanhas publicitárias), bem como as oportunidades de vagas de trabalho e a aproximação de grandes profissionais pelo networking. “Também podemos apresentar nosso perfil profissional com intuito de buscar nossos desafios e objetivos profissionais, assim como expor projetos que interessem a empresas ali presentes”, indica.
De acordo com Patrick, as empresas costumam recrutar pelo LinkedIn, pois é mais prático e menos custoso realizar esse recrutamento, sem contar que as empresas têm mais facilidade de encontrar especialistas e profissionais qualificados para suas vagas em aberto. Por isso, é importante construir o networking para alcançar novas parcerias profissionais ou criar oportunidades no mercado de trabalho. “Ter um perfil bem construído, com os campos preenchidos de forma correta e que apresente coerência com os seus objetivos, pode mudar a sua carreira profissional”, ressalta.
O docente ainda preparou algumas dicas para obter sucesso profissional com o uso do LinkedIn. Confira:
1 – É muito importante preencher todas as informações do seu perfil.
2 – Escolha a foto de perfil ideal (perfis com foto tem mais visitantes do que os que não possuem foto), uma foto do seu rosto. Lembre-se que é um perfil profissional e a imagem precisa ser nítida e discreta.
3 – Pense em uma boa imagem de capa, algo que reflita o seu estilo profissional.
4 – Fale sobre você no resumo e inclua palavras-chave. Ter a sessão “sobre” bem preenchida é fundamental para causar uma boa impressão.
5 – Faça conexões com propósito. Ter uma rede cheia de pessoas que não se enquadram com seus pensamentos não aumentarão suas chances de conversas produtivas ou oportunidades de emprego.
6- Escreva seu título profissional. Neste momento, é importante usar palavras-chave para defini-lo. Não há necessidade de informar seu cargo atual.
7 – Preencha sua experiência profissional. Seja honesto e inclua experiências sólidas, fazendo uma boa descrição de cada uma.
8 – Muito importante é falar sobre suas habilidades (aptidões específicas que você possui).
9 – Solicite recomendações aos seus colegas e parceiros, portanto não deixe de interagir com suas conexões e exercite seu networking.
10 – Seja ativo na rede, faça uma manutenção diária no seu Linkedin (percorra sua timeline e não esqueça de curtir e comentar o que for interessante e que tenha coerência com seus objetivos).
11 – Curta e compartilhe conquistas de suas conexões.
12 – Sempre que possível, verifique quem visualizou seu perfil, para ver se há interesses em comum que justifiquem uma interação com a pessoa ou empresa.